1/9
 

Mapeamento colaborativo do derramamento de óleo que atingiu o NE e parte do SE brasileiros.

O mapeamento colaborativo da chegada de óleo no Nordeste brasileiro em 2019 e 2020 tem o intuito de obter um retrato da magnitude do evento e fortalecer a rede de monitoramento participativo que emergiu da sociedade diante dessa tragédia.

 

O desenvolvimento dessa ferramenta tem como objetivo principal sistematizar e compartilhar as informações disponíveis para auxiliar na compreensão dos impactos sociais e ambientais, e na integração das ações da comunidade com a academia e o poder público, facilitando o monitoramento participativo contínuo dos ambientes costeiros.

 

Este trabalho ocorre no âmbito do GT4 - Derrames de Óleo do inct AmbTropic II e integra o projeto piloto de monitoramento participativo de ambientes costeiros, com ênfase em eventos de chegada de petróleo na costa tropical do Brasil. Este mapa é um produto resultante da "Ação Emergencial para resposta às questões do acidente com óleo em 2019", do Programa Ciência no Mar, do MCTI.


Foi realizado em parceria com o grupo de voluntários Guardiões do Litoral, o fotógrafo Mateus Morbeck, o aplicativo Mar Limpo desenvolvido pela Oceânica, o Grupo de Amigos da Praia (GAP), a ong Salve Maracaípe, o movimento Xô Plástico e outras colaborações individuais, além da utilização dos registros disponibilizados pelo IBAMA em sua plataforma. 

 

Este é um projeto em permanente atualização. Pretendemos ampliar nossa rede de colaboração continuamente. Caso queira colabora com o Mapa do Óleo entre em contato através do e-mail inctambtropicii@gmail.com.

Click aqui para acessar o mapa em tela cheia

 
 

Informações gerais dos registros analisados.

O infográfico abaixo apresenta algumas informações gerais dos registros fotográficos analisados para a construção do mapa colaborativo.​

As imagens foram analisadas uma a uma e classificadas visualmente em níveis de impacto de acordo com os critérios estabelecidos por Owens, Edward H., and Gary A. Sergy. 2000. The SCAT. Manual: A Field Guide to the Documentation and Description of Oiled Shorelines. Second Edition

 

Também foram adotados critérios de fiabilidade das informações de data e local. Apenas fotos com timestamps ou informações seguras e verificadas fornecidas junto ao envio do arquivos foram consideradas.

Favor citar este trabalho como: inctAmbTropic (2021). Mapeamento colaborativo do derramamento de óleo que atingiu o NE e parte do SE brasileiros. https://www.inctambtropicii.org/mapadooleo.

 

 

 

A listagem abaixo apresenta os principais artigos científicos publicados sobre o derramamento de óleo que atingiu o NE e parte do SE brasileiros em 2019 e 2020. 

Última atualização: maio de 2021.


Artigos científicos publicados.