2o. Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos INCTs
Foi realizado no periodo 1-4 de julho de 2013, em Brasilia, o 2o. Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE). 126 INCTs participaram, ai incluídos os novos inctsMar. O objetivo do seminário foi de acompanhar os resultados alcançados nos projetos de pesquisa ao longo dos últimos três anos, além de apresentá-los à sociedade científica nacional e internacional.
Cerimônia de Encerramento do Seminário de Avaliação (Fonte: CNPq)
O seminário foi excelente e abaixo apresentamos alguns pontos levantados nas diferentes falas das autoridades e comentários dos avaliadores, que merecem reflexão mais demorada de todos:
(i) a soma dos resultados de um inct deve ser maior que a soma dos resultados que seriam obtidos com base apenas no fomento básico concedido a grupos de pesquisa individualmente.
(ii) parece existir uma “inflação institucional” na composição de alguns incts.
(iii) a participação/inserção internacional de um inct não deve ser confundida com a relação individual pessoal de seus pesquisadores.
(iv) os comitês gestores devem ter uma posição mais ativa na administração dos incts, com metas, objetivos e indicadores a serem alcançados bem definidos.
(v) o excesso de burocracia (‘custo Brasil”) afeta as atividades dos incts.
(vi) a avaliação dos incts está baseada em RESULTADOS mensuráveis.
Avaliadores Externos dos incts Mar e da área de Meio Ambiente
Comments