top of page

Geohab2015 – uma grande realização do inctAmbTropic

O último post deste blog foi em outubro de 2014.

A  proposta do inctAmbTropic foi submetida em 2010, e recebeu a primeira parcela de recursos em 2012. Em 2014, submetemos a prestação de contas e os relatórios para ter acesso a 2a parcela. A prestação de contas encontra-se aprovada, porém, até o momento não recebemos os recursos da segunda parcela.

Esta falta de recursos ocorre em um momento crucial da execução dos projetos, com a interrupção da coleta de séries temporais de dados oceanográficos que ficarão irremediavelmente comprometidas. Alguns GTs tentaram dar prosseguimento a algumas destas coletas, por mais alguns meses, mas estas finalmente tiveram que ser interrompidas. Assim os Grupos de Trabalho naturalmente deverão pouco a pouco desviar seu foco para outros interesses e projetos. Acrescente-se a isto a interrupção de experimentos e a desmotivação dos bolsistas do projeto que ficam sem desenvolver as atividades inicialmente programadas. Esta é a principal razão pela qual as notícias cessaram à partir de outubro de 2014.

Isto acontece justamente quando algumas das principais iniciativas do trabalho em rede começaram a dar os seus frutos mais importantes. Um destes resultados foi a realização do Geohab2015 em Salvador, Bahia, no período 3-8 de maio. Esta foi um iniciativa do GT2.1 – Geodiversidade e Biodiversidade dos Substratos Plataformais, capitaneada pelo prof. Alex Bastos (UFES).

O evento contou com a participação de 129 pesquisadores, oriundos de 16 países. 40 destes pesquisadores eram estudantes do Brasil e exterior.


Participantes do Geohab2015

Participantes do Geohab2015



ALM_7988

Cerimônia de Abertura – da esquerda para a direita Dr. Olival Freire Junior (Pró-Reitor de Pesquisa da UFBA), Dr. Alex Bastos (UFES), Dr. José Maria Landim Dominguez (UFBA), Dr. Gary Greene (CRC) e Dr. Eduardo Santana de Almeida (diretor da FAPESB).,


Foi a primeira vez que o evento ocorreu na América Latina. O evento contou com o apoio financeiro da CAPES, CNPq e FAPESB e de 10 “sponsors” da indústria (Petrobrás, ESRI, QPS, Teledyne Reson, Edgetech, Klein Associates, Caris, Nortek, Chesapeake Technology e Fugro).


ALM_8163

Sessões Plenárias



ALM_8654

Geohab 2015 – Salão de exposição dos patrocinadores industriais


Este é um exemplo do fruto do trabalho em rede que o inctAmbTropic viabilizou. O comitê organizador local foi constituído pelos pesquisadores do GT2.1: Alex Bastos (UFES), José Maria Landim Dominguez (UFBA), Helenice Vital (UFRN) e Tereza Araújo (UFPE).


ALM_8574

Sessões Painel



Comitê Organizador Local

Comitê Organizador Local – da esquerda para a direita: Helenice Vital (UFRN), Alex Bastos (UFES), José Maria Landim Dominguez (UFBA), e Tereza Araújo (UFPE).


O evento foi considerado por todos um grande sucesso.


Clara 08-05-2015

Visita de Campo – Passeio na Baía de Todos os Santos


Posts recentes

Ver tudo

ACOMPANHE VIA

EMAIL .

Obrigado pelo envio!

ÚLTIMOS POSTS.

EVENTOS.

INSTAGRAM.

bottom of page